Qual a atuação do contador e suas responsabilidades em uma empresa?

Contador e suas Responsabilidades

Você sabia que a atuação do contador em uma empresa é fundamental para a saúde do negócio?

Presente em todas as fases do empreendimento, o papel do contador vai além da burocracia e envolve diversas responsabilidades.

Ele é responsável por atividades cruciais para que a empresa cumpra as legislações, tenha um bom retorno financeiro e cresça sem desperdiçar recursos.

Se você se interessa pela área e deseja conhecer mais sobre a atuação do contador, encontrou o artigo certo. Continue a leitura e confira a importância desse profissional, suas principais atribuições e responsabilidades!

 

Quais as principais atribuições do contador em uma empresa?

O contator é um profissional indispensável em todo tipo de negócio, independentemente do porte da empresa. Ele é responsável por certificar o cumprimento das legislações e controlar a movimentação financeira, verificando o quanto o negócio arrecadou, gastou e lucrou.

Além de auxiliar nas atividades burocráticas, o contador também ajuda os empreendedores na tomada de decisão. Isso ocorre porque esse profissional tem capacidade para prestar consultorias para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Ele é crucial em todas as etapas de vida de uma empresa, da abertura ao seu encerramento. Confira as principais atribuições em cada etapa:

  • Abertura da empresa: estruturação do contrato ou estatuto social, orientando o empreendedor sobre o melhor formato jurídico e regime tributário a ser adotado; organização do setor contábil.
  • Empresa em operação: realização dos balanços mensais e anuais das contas do negócio, controles financeiros, fluxo de caixa, planejamento e orçamento; orientação e consultoria para mudanças societárias.
  • Encerramento da empresa: orientação para o encerramento das atividades da empresa, indicando ao empresário as etapas, prazos e exigências necessárias para fechamento do negócio.

 

Qual a importância da atuação do contador em um negócio?

Atualmente, o contador deixou de ocupar um cargo operacional para ocupar uma posição estratégica nas empresas.

Com os documentos contábeis e os dados sobre os recursos financeiros, patrimoniais e econômicos do negócio em mãos, o contador é capaz de organizá-los e transformá-los em informações valiosas para a tomada de decisão na empresa.

O contador auxilia o empresário a escolher o melhor caminho para a alcançar os objetivos do negócio. Sua visão e conhecimento do empreendimento são importantes para microempresas e até para grandes corporações. Por isso que é um profissional importantíssimo para qualquer negócio.

É claro que ele também é essencial devido às atividades burocráticas e cruciais que realiza, como pagamento de impostos e tributos. Mas é o seu profundo conhecimento dos números da empresa e sua ampla visão de negócio que tornam o contador tão valioso.

A atuação do contador implica em várias responsabilidades

 

Quais a responsabilidades desse profissional?

O contador também é responsável perante a sociedade e a classe contábil em quatro áreas: civil, tributária, penal e ética. Isto é, em caso de conduta imprópria ou irregularidades nessas áreas, o contador pode responder pelos danos causados.

O profissional atua em um campo com riscos, visto que frequentemente enfrenta o dilema: “devo cumprir as leis e normas ou cumprir as solicitações do meu cliente”?

Contudo, vale ressaltar que o empreendedor não pode jogar todas as responsabilidades contábeis ao contador. Afinal, é o empresário que fornece os dados e responde pelos erros contábeis da empresa.

O ideal é que os dois trabalhem em parceria para a empresa crescer e ambos exercerem a profissão de modo ético e responsável.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre cada tipo de responsabilidade do contador:

Responsabilidade Civil

Em casos em que há uma infração em uma tarefa legal ou contratual do contador, o profissional é pessoalmente responsável por seus atos, que podem ser culposos ou dolosos.

  • Atos culposos: o contador agiu com imprudência, imperícia ou negligência. Nessa situação, o profissional não agiu por má-fé. Ele é responsável junto ao cliente e pode responder com seus bens pessoais para reparar os danos causados.
  • Atos dolosos: o contador responde solidariamente ao empresário pelos atos cometidos de modo proposital, que resultaram em prejuízos a terceiros.

Responsabilidade Tributária

Em casos de falsidade ou irregularidade de documentos com o objetivo de fraudar impostos, o contador será responsável junto ao contribuinte. Quando o profissional tem uma procuração para atuar pela empresa de seu cliente, ele poderá ressarcir os tributos que não foram pagos com o seu patrimônio pessoal.

Quando não há procuração, ele é considerado somente um prestador de serviços, limitando sua responsabilidade aos atos realizados para a empresa contratada.

De acordo com a Lei nº 8.137/90, os atos considerados crimes tributários são:

  • omissão de informação ou prestação de declarações falsas às autoridades fazendárias;
  • inserção de elementos inexatos e omissão de operações de qualquer natureza em documentos ou livros exigidos pela lei fiscal;
  • falsificação ou alteração de nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda ou outro documento relacionado à operação tributável;
  • elaboração, distribuição, fornecimento, emissão ou utilização de documento falso ou inexato.

Responsabilidade Penal

Nesta área, o contador responderá criminalmente em casos de falsificação ou alteração de livros mercantis, documentos públicos ou particulares. A pena para o profissional é de 2 a 6 anos de prisão e multa.

Alguns exemplos desse tipo de ato são:

  • falsificação de dados em folha de pagamento e carteira de trabalho;
  • fornecimento de informações falsas para a Previdência Social;
  • dados inexatos no balanço contábil, em casos de falência;
  • destruição ou corrupção de dados contábeis em sistemas informatizados;
  • destruição, ocultação ou inutilização de documentos de escrituração.

Responsabilidade Ética

É dever do contador ter comprometimento e ética no exercício de sua profissão. Ele deve seguir e cumprir as orientações do Código de Ética do Profissional Contador (CEPC). Em caso de transgressão ao CEPC, o contador poderá receber três tipos de penalidade: advertência reservada, censura reservada ou censura pública.

Como você pôde perceber, a atuação do contador é importantíssima e envolve muitas responsabilidades. Quem opta pela profissão deve exercê-la de modo responsável e ético. É importante seguir à risca todas as orientações e cumprir as legislações de todas as áreas da contabilidade.

Avatar

SOBRE O AUTOR

webtrends

Deixe um comentário